Prefeito em exercício amplia divulgação para acesso a absorventes, remédios e fraldas geriátricas

Prefeito em exercício Altermar Lopes: "o papel da Prefeitura é divulgar esses programas para que as pessoas possam exercer esse direito de cidadania” | Foto - Marcos Miraglia

O prefeito em exercício Altermar Lopes pretende ampliar a divulgação em âmbito municipal de programas que garantem acesso à população de baixa renda a remédios, absorventes higiênicos e fraldas geriátricas. A intenção é propiciar aos cidadãos o exercício desse direito, garantindo-lhes mais dignidade.

Além da divulgação por mídias, a ideia do gestor é atuar em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para que as informações desses programas sejam mais propagadas nas unidades municipais de saúde básica, promovendo a capacitação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e agentes de saúde.

Conforme Altemar Lopes, os programas Farmácia Popular e Dignidade Menstrual, do Governo Federal, ainda não são acessados por uma parcela importante da população de baixa renda. “São pessoas que não sabem às vezes que tem direito de pegar medicamento, absorvente e fraldas geriátricas de graça. Então, o papel da Prefeitura é divulgar esses programas para que as pessoas possam exercer esse direito de cidadania”, analisou.

“Uma pessoa que ganha um salário, dois salários mínimos, às vezes tem que pagar aluguel, tem que pagar muita coisa. E com o dinheiro que ela ia comprar a fralda ou um remédio, se consegue pegar de graça, isso vai fazer uma diferença no orçamento dela. É um dinheiro que ela pode usar para outra coisa”, avaliou.

As informações são que em Rondonópolis são 26 unidades credenciadas ao programa Farmácia Popular. Conforme o governo, para ter acesso a medicamentos, a pessoa deve comparecer a um estabelecimento credenciado, levando um documento oficial com foto e número do CPF e receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

No caso das fraldas, deverá ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência, apresentando prescrição, laudo ou atestado médico. Para absorventes, além de documento pessoal, deve apresentar documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que pode ser gerado pelo aplicativo ou site https://www.gov.br/saude/pt-br… ou ainda obtido diretamente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

As farmácias credenciadas em Rondonópolis podem ser conferidas no seguinte link https://infoms.saude.gov.br/ex…

Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *