O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, anunciou neste sábado (30/8) a elaboração do Projeto de Lei 345/2025, que altera a forma de cálculo da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento, que passará a incidir apenas sobre a área construída efetivamente destinada à atividade econômica, excluindo os espaços que não representam exploração comercial, como estacionamentos e áreas de manobras. A proposta deve ser votada pela Câmara Municipal esta semana.
O anúncio do prefeito foi feito durante uma reunião no paço municipal com empresários, representantes de associações e entidades ligadas ao setor de bares e restaurantes, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR). Os comerciantes pediam essa alteração do Código Tributário Municipal, cujo artigo 133 considera para cobrança toda a área ocupada do imóvel, incluindo estacionamentos gratuitos, áreas de circulação, jardins e recuos obrigatórios, o que gera distorções e insegurança jurídica.
Cláudio Ferreira justificou a mudança no artigo 133 do Código Tributário Municipal. “Nós vamos enviar a revogação desse dispositivo para a Câmara Municipal e acredito que vamos conseguir o apoio dos vereadores para quem está produzindo, para quem tem o seu comércio. Nós temos encargos demais, impostos demais, e nós temos que diminuir essa carga tributária, porque isso, na verdade, vai ajudar na geração de riqueza, de novos postos de trabalho. Nós acreditamos que isso vai possibilitar mais prosperidade e mais desenvolvimento para nossa cidade”, disse.
A secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, também reforçou o impacto positivo que a medida traz. “Essa ação do prefeito vem fazer uma justiça fiscal, porque, na verdade, a taxação de uma área não utilizada é prejudicial para um negócio. E esse estacionamento acaba facilitando a vida da cidade em relação a mobilidade. Conforme o prefeito já solicitou, nós estamos trabalhando ainda numa minuta para enviar ainda esta semana para a Câmara, fazendo um Refis encampando todos os débitos existentes”, explicou.
A medida projeta Rondonópolis como cidade moderna, justa e favorável aos negócios, alinhando-se às melhores práticas de gestão tributária. Nesse contexto, os representantes do comércio aprovaram a ação do prefeito. A empresária Neumara Resmini, diretora da ACIR e representante da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), externou que a decisão foi acertada. “A revogação desse artigo da lei já vai contemplar tudo que a gente acha que é injusto, como alvará complementar de uma área de estacionamento, pois a gente está oferecendo benefícios para os clientes e desafogando os estacionamentos da rua”, avaliou.
Marcos Daniel, diretor da CDL e líder de núcleo da Abrasel, reforçou o entendimento positivo da medida. “Isso é uma grande conquista para o setor de bares, restaurantes, supermercados, comércio que tem o seu estacionamento próprio. Essa revogação vai favorecer muito todos os comerciantes aqui da cidade”, afirmou.
Respostas de 2
My brother suggested I might like this website He was totally right This post actually made my day You cannt imagine just how much time I had spent for this information Thanks
I was suggested this web site by my cousin Im not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my trouble You are incredible Thanks