Na noite desta terça-feira 22 de Março aconteceu em Rondonópolis o lançamento do comitê popular de luta, Que segundo os organizadores tem o objetivo de unir todos os segmentos da luta popular desde partidos de esquerda, progressistas, setores mais amplos da sociedade e movimento sociais.
Conduzido pelo presidente do partido dos trabalhadores de Rondonópolis, Wendell Girotto o evento aconteceu no Sindicato dos Bancários, teve a participação da deputada Federal do PT Professora Rosa Neide, do Prefeito Municipal José Carlos do Pátio, o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Roni Magnani, o vereador Junior Mendonça do PT, os pré candidatos a Dep. Federal Dona Neuma e Paulo José, representantes do PC do B, PV, e Rede, MST, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, CUT, dentre outros.
No centro das discussões está a candidatura de Lula à presidência, E a disposição para fazer o enfrentamento das ideias, e resgatar a esperança para os brasileiros hoje assolados pelo governo Bolsonaro. Na avaliação dos organizadores o lançamento do Comitê Popular obteve sucesso em reunir várias forças políticas em um movimento de diálogo e Construção de uma unidade para os desafios a serem enfrentados.
Assim como outros presentes, o prefeito Zé do Pátio destacou os importantes investimentos e políticas públicas dos governos Lula em Rondonópolis que possibilitou a construção de milhares de casas populares dezenas de escolas aquisição de ônibus escolares, investimento em infraestrutura, programas de inclusão social e combate às desigualdades.
O prefeito ainda destacou que o município Vem fazendo políticas sociais com recursos próprios e ironizou o programa casa verde amarela do governo atual, como sendo um programa de casas invisíveis onde o programa Minha Casa Minha Vida foi deformado se tornando apenas um programa de financiamento de casas convencional, não contemplando os que mais precisam a população de baixa ou nenhuma renda. e que a retomada de obras de construção de casas populares ocorrerá com a volta do presidente Lula.
A deputada Rosa Neide por sua vez destacou a importância de fortalecer o Parlamento de forma a garantir a governabilidade do novo mandato do presidente Lula, e destacou os grandes combates que tem travado na Câmara em defesa dos direitos dos trabalhadores.
O Agro também esteve em pauta, e o movimento parece convicto da importância de disputar o setor e provocar uma divisão em favor do nome de Lula, no sentido de ampliar o eleitorado do petista em Mato Grosso, que historicamente tende à direita política, mas poderá sofrer uma reviravolta neste pleito. Principalmente no que depender de Rondonópolis enquanto agente político no estado de MT.
A juventude do PT também marcou sua participação presenteando Zé do Pátio com uma camiseta, como reconhecimento a importante contribuição do prefeito neste momento histórico, ao provocar não só a sociedade rondonopolitana ao debate, mas todo estado de MT. Zé do Pátio ainda avalia possível filiação ao PT ou a algum dos partido onde tenha espaço natural para se dedicar a campanha de Lula e lançar as candidaturas do grupo a Federal e Estadual.
Por Liliane Lima